terça-feira, 2 de outubro de 2012

GINCANA ESTUDANTIL E FEIRA DE CIÊNCIAS NA AURÉLIO

Para comemorar o Dia do Estudante, foi organizado e desenvolvido pelos gestores e professores nos meses de agosto e setembro/2012, a Gincana Estudantil e a Feira de Ciências. Os eventos demonstraram que é possível tornar o ensino-aprendizagem prazeroso e qualificado, através do planejamento, participação e compromisso dos gestores, docentes e discentes, como também tornar os pais ativos no peocesso educativo escolar.

Para ver a cobertura da Feira de Ciências, realizada pelo site www.rondoniavip.com.br, acesse  aqui


Nenhum comentário:

ESCOLA AURÉLIO EM DESTAQUE NA FEBRACE 2008

Entre os projetos apresentados pelos discentes na FEIRA DE CIÊNCIAS de 2007 da Escola Aurélio, localizada no município de Monte Negro -Ro, quatro foram selecionados para representarem o Estado na FEBRACE, realizada em São Paulo, em março deste ano. Segue abaixo a identificação de cada um deles, o objetivo, a metodologia e avaliação, de acordo com os folder distribuídos na comunidade.

O Babaçu: uma sugestão de desenvolvimento sustentável

O propósito desta pesquisa foi de conscientizar a comunidade escolar e local quanto as formas alternativas de aproveitamento do babaçu, com o intuito de melhorar a renda familiar, valorizando-o por ser um fruto nativo em grande abundância na região do Estado de Rondônia, aproveitando os recursos que compõem a biodiversidade local, não só na geração de renda, mas também, na contribuição do desenvolvimento sustentável, garantindo o futuro das próximas gerações.

Durante o desenvolvimento deste projeto realizou-se atividades como:
Pesquisas de campo e bibliográfica;
Coleta da matéria-prima na vegetação da região;
Abordagem do assunto na Feira de Ciências com a comunidade;
Exposição de alguns produtos alimentícios criados a partir da extração do coco-babaçu, como: artesanatos, bolos, biscoitos e óleo;
Degustação de produtos alimentícios e distribuição de folder apresentando a importância do babaçu, com dicas de atividades econômicas ecologicamente corretas e sustentáveis.

Certos de que poderemos contribuir de alguma forma com a comunidade, sendo fortes aliados juntamente com o “Babaçu”, na busca da preservação do meio ambiente e de um mundo mais justo para todos.


O BABAÇU E O SEU VALOR NUTRICIONAL:
uma ferramenta contra a desnutrição

Objetivo: esclarecer a população sobre o valor nutricional encontrado no coco do babaçu que pode ser extraído através da produção da farinha.

Metodologia:
Pesquisas bibliográficas;
Pesquisa de campo (levantamento das localidades mais próximas e adequadas para a coleta do material necessário);
Coleta de coco-babaçu na vegetação da região;
Extração da farinha do coco de babaçu, para ser utilizado no preparo de algumas receitas;
Abordagem do assunto na Feira de Ciências organizada pela escola, que envolve toda a comunidade local;
Exposição de alguns produtos alimentícios criados a partir da extração do coco-babaçu, como: farinha multimistura, bolos, biscoitos e óleo;
Distribuição de folder apresentando a importância do coco-babaçu, receitas com a farinha do coco do babaçu e com dicas de atividades econômicas ecologicamente corretas.

Através de observação e entrevista foi possível detectar que o objetivo foi alcançado com êxito, pois a procura pela farinha na Feira Municipal aumentou de forma significativa, conforme informações fornecidas pelos feirantes.


CASTANHA-DO-BRASIL: uma riqueza da Amazônia como alternativa no combate à desnutrição

Objetivo: tornar economicamente sustentáveis as práticas que já apresentam viabilidade ambiental e cultural, tais como a utilização da castanha tanto na forma artesanal, medicinal, quanto na alimentar sendo este o foco principal desta pesquisa.
Metodologia:
Confecção de folder informativo;
Através da conscientização das pessoas para que possam valorizar o que temos de recursos naturais, e é só neste momento de crise com a natureza que percebemos seu verdadeiro valor;
Confecção de produtos alimentícios utilizando a castanha;
Extração do óleo;
Apresentação do projeto na VII Feira de ciências da EEEFM Aurélio B. H. Ferreira e demais eventos.

O resultado da exploração dos castanhais nativos, além de servir para o sustento de uma grande parcela das populações da região amazônica, tem alcançado índices bastante relevantes no montante das exportações do país.


Sorva “Piche Vegetal”: uma opção de desenvolvimento sustentável

As ações desenvolvidas para a execução deste projeto foram diversificadas, até mesmo por se tratar de uma pesquisa na área ambiental que não é tão conhecida, ou seja, em nossa região, poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar da “Sorva”, uma árvore rica e de várias utilidades. Seu leite (um pouco parecido com o da seringueira), foi transformado em “Piche vegetal”, através de um determinado processo, propondo uma alternativa de consumo não só do pinche mineral, mas também do vegetal.
Com esta pesquisa, os alunos objetivaram demonstrar além do valor histórico da sorva as suas outras utilidades benéficas para a sociedade, criando um piche vegetal a partir desta planta, demonstrando que, em nossos dias, é possível usar técnicas renováveis que não agridem o meio ambiente, pelo contrário, ajudam na sustentabilidade do planeta.


ZÍLPORA MARIA , COORDENADORA DO LIE - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. ABRIL/2008

INCLUSÃO CULTURAL EDUCATIVA

A população do Município de Monte Negro prestigiou neste sábado 17/05/08, um evento cultural de dança apresentado pelo grupo de dança da SEDUC de Porto Velho, na quadra poliesportiva da Escola Mato Grosso.
Conheçam abaixo um pouco da história de criação da escola e a programação da realização do evento.

APRESENTAÇÃO
A Escola de Dança, instituída através da Coordenadoria de Esportes e Cultura da Secretaria de Estado da Educação, com base na Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), concernente à política de desenvolvimento do ensino da arte, encontra-se desenvolvendo a atividade de dança, de forma educativo-formativa, concretizando suas intenções, sendo implantada no ano de 2005 para alunos da rede estadual de ensino e posteriormente aberto a toda comunidade.
Desenvolvendo suas atividades nas dependências do alojamento B do Ginásio de Esporte Cláudio Coutinho de Porto Velho, no ano de 2005 iniciou suas atividades em uma sala modesta, finalizando o ano com um total de 80 participantes, atualmente 200 integrantes.
Este é o primeiro projeto desta natureza implantado pelo governo do estado, onde é proporcionada a inclusão social de crianças e jovens a uma opção cultural gratuita, promovendo o complemento escolar e a erradicação do trabalho infantil.


PROGRAMA DE APRESENTAÇÃO

Palavra de abertura (pela apresentadora, Diretora da escola Aurélio: Micele Albano);
Palavra da Representante de Ensino (Mestra Filomena Brondani)
Palavra do Coordenador de Cultura e Esportes (Eloísio Silva)


DANÇAS

Coordenação Geral, figurino e Coreografias: Ana Cléa Rocha

1. As Faxineiras
2. Valsa da Bela Adormecida
3. No tempo da Bossa Nova
4. Árvores
5. Derrubadas
6. Abelhas
7. O aquecimento
8. Crianças no Bosque
9. Miséria e Fome
10. O Carnaval
11. Paz Além das Fronteiras
12. Dança Country
13. Bobo da Corte

Finalização:
Agradecimento ao Senhor Eloísio, ao grupo de dança, à REN e a presença da comunidade presente.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO UNINDO A TEORIA COM A PRÁTICA

Os alunos do ensino médio que residem na zona rural de Monte Negro e participam do PROEMCRO (Programa de Ensino Médio no Campo de Rondônia) finalizaram o ano letivo com um passeio pelos pontos turísticos e históricos da capital do Estado. Segundo a Professora Vera Hilda que trabalha com a disciplina de sociologia das turmas do programa e idealizou o evento, foi de suma relevância para os mesmos alunos, pois os mesmos nunca haviam realizado um passeio desse porte. "Foi divertimento e conhecimento", diz a professora.

Os discentes conheceram na prática o que aprenderam na teoria, pois o evento foi realizado de forma interdisciplinar, com o apoio e acompanhamento dos professores de lingua portuguesa (Professora Eli) e história e geografia (Professor José Domingos), além do ônibus com motorista cedidos pela prefeitura.

Texto de Zílpora Maria, coordenadora de LIE_ laboratório de Informática na Escola.

O PROJETO SEMANA DA CIDADANIA 2009

Nesse ano de 2009 o Projeto Semana da Cidadania ocorreu entre os dias 13 a 17 de abril, envolvendo discentes dos três turnos escolares, além dos alunos do PROEMCRO. A abertura do evento foi coordenado pela vice-diretora Marlene de Oliveira, a orientadora professora Fátima e a coordenadora do LIE professora Zílpora. Nos três turnos, os alunos reunidos no pátio, cantaram o Hino Nacional (pela manhã, hastearam as bandeiras), ouviram uma reflexão realizada pela professora Marlene sobre a cidadania, o que é ser cidadão, que ressaltou a relevância de se trabalhar esse tema não só durante esse período, mas durante o ano letivo, devido sua importância no dia-a-dia de todos nós.

A seguir, houve apresentação musical do coral e da banda formada por alunos da Aurélio, um solo tocado no teclado pela aluna Kátia, 3º ano do ensino médio; coreografias e danças, com músicas que enfatizaram o tema proposto pela SEDUC, sendo ele DIIVERSIDADE.

Continuando os trabalhos, os discentes retornaram às salas com os professores, sendo chamados novamente, sala por sala, para se beneficiarem de serviços prestados por profissionais locais, como cortes de cabelo, realizado por proprietários de salão de beleza (Geosânia & Júnior, Bete e Carmem). Da área de saúde, as enfermeiras Simone e Cleonice, funcionárias do hospital local, realizaram aferição de pressão e peso, detectando e encaminhando ao SOE alguns casos de hipertensão e peso, para que as orientadoras encaminhassem aos pais.

Durante os dois dias que se seguiram, os alunos participaram de palestras educativas, sendo os temas: dengue, câncer masculino, hipertensão arterial, puberdade, gravidez precoce e aborto, DSTs e drogas ilícitas, direcionados aos estudantes de acordo com o grau de instrução e faixa etária. Como palestrantes, a escola contou com a parceria de profissionais da área da saúde, que usaram metodologia diversificada como slides com fotos e ilustrações e vídeos, com o intuito de ajudar em uma melhor compreensão por parte dos alunos.

No dia dezesseis e dezessete, estudantes do ensino fundamental e médio apresentaram teatros, cujos temas foram abordados nas palestras. Ainda na sexta-feira, houve o encerramento do projeto com uma passeata realizada por agentes de saúde, funcionários da FUNASA, discentes e docentes do ensino médio, que enfatizaram a questão da discriminação/violência. A secretaria de saúde local cedeu um carro de som e faixa, destacando o avanço da dengue.


Texto produzido e postado pelo LIE.


PROJETO WHITE CHRISTMAS

Encerrando as atividades da disciplina de língua inglesa, foi desenvolvido o projeto”White Christmas”, no qual os alunos do turno noturno ensaiaram uma canção natalina por cerca de trinta e cinco dias. A canção escolhida foi”White Christmas”, bastante popular nos EUA e Canadá. A apresentação do número musical ocorreu no dia 27/11,às 21:00 horas.

Os objetivos de tal projeto são em primeiro lugar, levar o corpo discente e docente a refletir sobre o verdadeiro significado do natal; em segundo, explorar

o ensino de língua inglesa de forma mais dinâmica e atraente para os alunos.

Os participantes demonstraram entusiasmo durante o período preparatório, apesar das dificuldades apresentadas em relação à língua inglesa e suas particularidades. Assim sendo, o resultado foi altamente positivo.

O professor Marco Venício agradece a colaboração de todos os alunos, professores, direção e em especial ao professor Michelson (artes) por sua parceria neste projeto.

Confiram o registro de alguns ensaios. Em breve postaremos o vídeo e mais fotos da apresentação oficial.

Texto do professor Marco Venício, editado por Zílpora Maria

O Projeto Babaçu

A idéia do projeto surgiu no ano de 2007, a partir de uma reportagem no jornal sobre o desenvolvimento sustentável, seguido de uma reflexão pelos alunos responsáveis sobre as plantas da região. A árvore selecionada foi o babaçu, devido seu alto valor nutricional.

Após a elaboração do projeto e a pesquisa do produto, o mesmo foi apresentado na feira de ciência da escola. No final de 2007 o projeto foi inscrito na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – e em seguida selecionado para participar da FECEB-Feira Estadual de Ciências da Educação Básica – em junho de 2008, em Porto velho, obtendo o 3° lugar do Estado e classificado para participar da FENACEB - Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica, em 2009.

Este trabalho foi um dos finalistas para apresentação na FECITEC - Feira de Ciências e Tecnologia do Sul do maranhão e FENECIT – Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia ainda em 2008, mas devido a falta de recursos não foi apresentado.

O projeto Babaçu “um forte aliado ao desenvolvimento sustentável” foi divulgado no programa GLOBO CIÊNCIA da Rede Globo e do Canal Futura, além de várias reportagens na mídia impressa local e nacional.


Texto da aluna Kátia Filipin - 2º ano ens. médio; Zílpora Maria, coord. LIE.

A DESCOBERTA DE NOVOS CAMINHOS PELA LEITURA

ATUALMENTE O QUE PREVALECE NA ESCOLA SÃO AS TENDÊNCIAS QUE ENFATIZAM A NECESSIDADE DE LEITURA POR PARTE DOS ALUNOS. SE A ESCOLA AINDA É O ESPAÇO POR EXCELÊNCIA DE CONTATO PARTICULAR, EM QUE PESEM AS CONDICIONANTES DA TRIVIALIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E JUVENIL UTILIZADA NO AMBIENTE BRASILEIRO HOJE, A IMOBILIDADE DO PROFESSOR É MAIS UM FATOR QUE SE ACRESCENTA AO FATO DA NÃO-LEITURA NA ESCOLA. CABE, PORTANTO, PROPOR A BUSCA E APONTAR PARA O AVANÇO DA PRÁTICA DA LEITURA EFETIVA NA SALA DE AULA.


É SABIDO QUE NO CONTEXTO MODERNO, AS PRÁTICAS SOCIAIS EXIGEM CADA VEZ MAIS UM INDIVÍDUO QUE DESENVOLVA COMPETÊNCIAS VÁRIAS - DENTRE ELAS A LEITURA PROFICIENTE - PARA DAR CONTA DAS EXIGÊNCIAS DE SOCIEDADES LETRADAS E PARA TER A POSSIBILIDADE DE EXERCER COM MAIS PLENITUDE A SUA CIDADANIA.


DESPERTAR NOS DISCENTES O DESEJO E O GOSTO PELA LEITURA, PARA QUE OS MESMOS POSSAM ABSORVER DELA O PRAZER E A INFORMAÇÃO, PERMITINDO A CAMINHADA LADO A LADO, SEM EXCLUIR UM AO OUTRO. É ESSE O OBEJETIVO QUE A ESCOLA BUSCA AO REALIZAR ESSE PROJETO. ASSIM, ELA ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO PLENO, AUTÔNOMO E CRÍTICO.

Partes da justificativa do projeto, editado por mim, Zílpora Maria Teixeira, coordenadora do LIE _ Laboratório de Informatica na Educação, da Escola Aurélio.


PASSEIO CULTURAL, RECREATIVO E DE LAZER: "Olho Vivo no Resgate Histórico de Rondônia"

Nos dias quinze, dezesseis e dezessete de setembro, foi realizado um passeio cultural, recreativo e de lazer com os alunos do terceiro ano do ensino médio, turma A, da escola Aurélio. Tiveram como destino a capital de Rondônia - Porto Velho, sob a coordenação da prof. Mônica Guedes B. N. de Araújo, ministrante das aulas de História e Geografia de Rondônia.

Segundo ela, foi um final de semana muito agradável e produtivo, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história e os lugares através de fontes e vestígios deixados pelos primeiros povoadores. Os discentes ficaram maravilhados por conhecerem "in-loco" os conteúdos estudados, estrapolados dos livros para o convívio real.

Foi um encanto conhecer as Cachoeiras de Teotônio e Santo Antônio, o Rio Madeira, o Parque Ecológico, a Estrada de Ferro Madeira -Mamoré, a Praça das Caixas D'Água, a Usina Hidrelétrica de Samuel, Jerusalém, o aeroporto, o Tênis Clube e muitos outros lugares interessantes.

A professora e os alunos agradecem a todos que apoiaram e fizeram acontecer essa ação, sendo eles descritos abaixo:
Gestores da Escola Aurélio:
Diretora e vice: Micele Albano e Marlene de Oliveira;
Orientadoras: Maria do Carmo e Maria de Fátima;
A Ren: Prof. e Mestre Filomena Mineto;
Prefeitura de Monte Negro: Prefeito Zé Mineiro;
Pais de alunos (as) que a nós confiaram seus filhos;
Aos alunos que colaboraram direta ou indiretamente para que esse projeto não ficasse somente no papel.


"TUDO QUE SE SONHA, TUDO QUE SE CRIA, PRECISA SER REALIZADO!"

Texto da Professora Mônica, editado por mim, Zílpora Maria Teixeira, coordenadora do LIE _ Laboratório de Informatica na Educação, da Escola Aurélio.



O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2009

O ano letivo da Escola Aurélio iniciou na segunda semana de fevereiro, com a semana pedagógica. Os professores foram recebidos com uma mensagem de boas-vindas, participaram de algumas dinâmicas, receberam os informes dos gestores sobre o andamento dos trabalhos durante 2009, tiveram a oportunidade de elaborar as ementas, analisar os projetos a serem desenvolvidos e já prepararam algum material para receber os alunos.
O LIE e o SOE tiveram um papel relevante durante esse período, coordenando os encontros e sendo o foco de pesquisas, digitação dos planos de curso e organização dos mesmos.
A administração escolar preocupou-se também, no início do ano, com o bem-estar dos seus alunos, professores e demais funcionários. Realizou algumas reformas na escola, como: pintura externa do muro, das salas de aula e dos quadros, dentre outros reparos para a melhoria do ambiente escolar, tornando-o agradável, para que todos possam sentir-se sujeitos integrantes da escola que participam, independente do cargo ou função que exercem.
O resultado foi positivo e gratificante, influenciando na qualidade do ensino-aprendizagem e o bem-estar de todos. Percebe-se que a comunidade escolar está satisfeita, sendo o trabalho cooperativo e democrático dos atores desta instituição escolar a base do que se espera para o processo educativo dos discentes e, consequentemente, da formação do cidadão consciente do seu papel na sociedade.

Aqui todos se sentem orgulhosos por fazerem parte desta escola!!!


Elaboração do texto:
Zílpora Maria - Coord. LIE
Micele Albano – Diretora da Escola.